Em 7 de Março de 1999 falecia um dos maiores cineastas da história, Stanley Kubrick. Aos 70 anos de idade e aparentando boa saúde, Kubrick sofre um ataque cardíaco enquanto estava na Inglaterra, nesse período ainda estava trabalhando conclusão de seu último filme, De Olhos Bem Fechados.
Kubrick sempre esteve à frente se deu tempo. Seus filmes no geral eram recebidos com apatia pela crítica da época, entretanto, todos se tornariam clássicos consagrados pelos mesmos.
Como um grande apreciador de literatura, música e fotografia, Kubrick transmitiu estes elementos para suas obras. Todos os seus filmes foram adaptados de romances literários, tiveram um grande apelo sonoro e fotografia extremamente trabalhada.
Cineasta notável, praticamente produziu somente clássicos. A história não permite que eu minta, seu legado compreende nada menos que:
1953 - FEAR AND DESIRE
1955 - A MORTE PASSOU POR PERTO
1956 - O GRANDE GOLPE
1957 - GLÓRIA FEITA DE SANGUE
1960 - SPARTACUS
1962 - LOLITA
1964 - DR. FANTÁSTICO
1968 - 2001: UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO
1971 - LARANJA MECÂNICA
1975 - BARRY LYNDON
1980 - O ILUMINADO
1987 - NASCIDO PARA MATAR
1999 - DE OLHOS BEM FECHADOS
Devido seu perfeccionismo Kubrick dirigiu apenas 13 filmes em toda sua carreira. O necessário para mudar o curso da história do cinema. Seus filmes mostravam a realidade como ela é, e uma técnica que impressionava a todos. Kubrick nunca recebeu um Oscar como melhor diretor (o que mostra o descrédito desta premiação) assim como outros dois gênios do cinema: Alfred Hitchcock e Charlie Chaplin.
Fica ai uma pequena e simplória no MacumbaViking á um pessoa que realmente tratava a arte como ela deve ser tratada.
"Larânja Mecânica não é um filme violento, Tom & Jerry é violento. Tom & Jerry mostra a violência como algo engraçado, o que não é, já Larânja Mecânica mostra a violência como ela relamente é, cruel." - Stanley Kubrick
Nenhum comentário:
Postar um comentário