sexta-feira, 10 de junho de 2011

Maconha! Hemp!

A descriminalização da maconha voltou a ser discutida.

Há aqueles que são extremamente contra.
Há aqueles que são extremamente a favor.

A discussão ganhou espaço depois que o ex-presidente do Brasil,
Fernando Henrique Cardoso se posicionou a favor da descriminalização.

"FHC quer liberar o Δ9-THC!"


Sempre que se fala sobre a descriminalização da maconha esbarra-se, princip
almente, no moralismo e em pré-conceitos.

Moralismo: é porque é errado mesmo. Deus não nos quer usando entorpecentes. É errado. É imoral. É-nos ensinado desde sempre que maconha é droga. Maconha é ruim. Pessoas boas não fumam maconha.

Pré-Conceito: todo usuário de maconha é vagabundo, É retardado. É bandido.

Acredita-se que a descriminalização transformaria o Brasil em um país de viciados. Ninguém mais trabalharia. Haveria "bocas de fumo" a cada esquina.

Mas o principal empecilho é mesmo de caráter moral/cultural.

Um receio que trago: a descriminalização realmente resolveria a questão do tráfico de drogas?

Essa é uma das principais bandeiras a favor da descriminalização. Acredita-se que o grande problema da criminalização (da maconha) é o tráfico. Pessoas "consomem" a droga. Não há um mercado formal. Busca-se no mercado informal. Esse dinheiro pode, e acredita-se, ser revertido para financiar o tráfico, assassínios e cor
rupção.

Havendo um mercado formal, haveria empresas formais, recolhimento de impostos, geração de emprego, fiscalização.

A pergunta que faço:
A população preferiria a droga legal em detrimento da ilegal? Pois acredito que a droga legal seria mais cara, porém legalizada.

Qual seria o local de comércio? Fármácias? Bares? Casas
especiais?

Haverá quem lembre que maconha é droga. Vicia.

Álcool também é entorpecente e também vicia.
Cigarro também vicia.

Esses são dois exemplos de drogas lícitas, que geram emprego, recolhem impostos, são fiscalizados e têm também empresas que respondem legalmente por esses produtos.

Mas a maconha vicia!

Álcool vicia. Cigarro vicia. E nem por isso eles levam ao consumo de drogas mais pesadas.


O uso da maconha causa a perda de neurônios, que são células extremamente importantes e que não são renovadas.

O álcool também causa a perde neurônios. Cabecear uma bola de futebol também causa a perda de neurônios.

Sobre o trabalho: há aqueles que acreditam que se a maconha fosse legalizada, muitas pessoas parariam de trabalhar. Isso porque estariam entorpecidas sob os efeitos da maconha.

Outra questão:
Será que a sociedade tem responsabilidade para conviver com a maconha legalizada? Será que entorpecidas pela maconha elas deixariam de trabalhar?

Bem, nós convivemos com as bebidas alcoólicas...

Provavelmente a maconha não será legalizada tão cedo. Motivo? O Moralismo.
Seus usuários/consumidores continuarão na ilegalidade e por isso financiando o tráfico.

A discussão continuará...

3 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=yXIwXz-pHWA&feature=player_embedded#at=367

    ResponderExcluir
  2. Devo questionar: quantas pessoas conhecemos viciadas em maconha? E quantas em drogas lícitas?
    Quantas pessoas morreram pelo uso da maconha? Quantas por cigarro e bebida?
    É fato que a maconha não mata neurônios, pois o cérebro humano é feito para receber o THC, tem receptores chamados canabinóides (não entendo nada de fisiologia, mas creio estar no caminho). O álcool ataca a bainha de mielina, responsável pela proteção do neurônio, matando milhares em cada porre, além de atacar o fígado e outros órgãos. Ah, outro fato: apesar de muito lenta, ocorre sim a neurogênese...
    Há quem diga que a maconha causa câncer, pela forma como é consumida, porém são raros aqueles que fumam mais de 3 cigarros por dia. Quantos conhecemos que fumam 1 maço de tabaco por dia? Sinceramente, não consigo considerar a maconha como um problema de saúde pública.
    Outro ponto: o tráfico ilegal desapareceria, ou seria no máximo como o da bebida e do cigarro sem impostos, o dito contrabando. Não haveriam traficantes armados, e sim muambeiros bem espertos, com suas sacolas escondidas.
    O álcool e o tabaco minam a força física e mental da pessoa. Muitas pessoas são aposentadas e não podem trabalhar por causa do consumo dessas substâncias. Maconha não mina a força do indivíduo, nem muito menos a criatividade; muito pelo contrário.

    É necessário discutir. Aqueles que são contra, que levantem argumentos no mínimo tão plausíveis quanto os nossos, pois o que eu vejo são preconceitos plasmados como dados sociais e outros tantos dados pseudo-científicos de tantas e tantas outras bases infundadas.
    Há quem diga que o maconheiro só se preocupa em beber, deixando de comer...

    ResponderExcluir
  3. Bom,a princípio sou contra a liberação do uso da maconha.Não vejo ninguém que é usuário dessas “drogas” legalizadas cometer crimes para satisfazer o vicio.Muitos defendem que a violência atrelada ao uso da maconha será reduzida caso fosse legalizada,ninguém precisaria roubar,matar,nem cometer qualquer tipo de crime para sustentar o vicio,não vejo assim,a transformação que ocorre no organismo do ser humano com o uso da maconha e que o leva a atitudes drásticas vai continuar, havendo a legalização ou não.Portanto,como não amenizaria o problema da violência e é comprovado o quanto é prejudicial a saúde,acho que seu uso não deve ser legalizado.Se fosse algo benéfico á população,com certeza não haveriam esses debates ,pois todos nós concordaríamos.
    “Eu,o Senhor teu Deus,te tomo pela tua mão direita e te digo:NÃO TEMAS QUE EU TE AJUDO”

    Adriana

    ResponderExcluir