quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Lev Tolstói

No dia 20 de Novembro de 1910 falecia um dos mais notáveis escritores na história da literatura : Lev Tolstói. Em Tolstói nota-se o individualismo e o paixão que sempre o levou a um desejo incessante de transformação espiritual, o que caracterizou sua obra literária.
Tolstói nasceu na propriedade da família em Iasnaia-Poliana em 9 de Setembro de 1828, com a morte prematura dos pais teve sua educação por preceptores, ingressou em 1944 na Universidade de Kazan, abandonou três anos mais tarde decepcionado com o ensino formal. O sentimento existencial o levou a juntar-se a seu irmão e no Caucáso, nessa época realizou seu primeiro trabalho :Infância.
Participou da Guerra da Criméia, experiência que descreveu em Contos de Sebastopol. Quando voltou, foi considerado como ídolo pelos círculos literários.
Em 1962 casa-se com Sônia Andreievna, neste período se dedicou à família e concebeu suas principais obras: Guerra e Paz e Anna Kanênina, obras que o tornaram notável em todo o mundo e são consideradas obras- primas do gênero.
Atormentado com as questões sobre o sentido da vida e após não ter encontrados as respostas que procurava na filosofia, teologia e ciência, viu sua resposta nos camponeses que lhe diziam que o homem deve servir Deus e não a si mesmo.
Divulga suas novas idéias em obras como : o Reino de Deus está em ti e Que é a arte?. Neste período Tolstói se converte e passa a dedicar sua vida à natureza, deixou de beber, fumar e tornou-se vegetariano. Convencido de que ninguém deve dependeu do trabalho alheio buscou a auto-suficiência.
Suas idéias vieram a atrair visitantes que pretendiam viver seus ensinamentos. Aos 82 anos de idade abandona sua casa junto com sua filha Aleksandra em busca de um lugar onde pudesse se sentir mais próximo de Deus. Dias Depois morre de pneumonia na estação ferroviária de Astapovo.
O makumbaviking deixa aqui sua homenagem a um dos maiores escritores de sempre. Deixou em seu legado obras como : Guerra e Paz; Anna Karênina; Os Cossacos; A Morte de Ivan Ilitch; A Sonata a Kreutzer; Ressurreição; O diabo; Ect. Além de influenciar toda a literatura posterior.

Um comentário:

  1. também estou inconformado com o sistema formal de ensino! BUROCRACIA!!!

    Engraçado, né?
    Aqueles que procuram Deus a vida inteira
    só O irão encontra na morte...
    Mas aí a morte já é Vida.

    ResponderExcluir