sábado, 25 de dezembro de 2010

Amigo Oculto

Amigo Oculto, aquela brincadeira em que se tira um "papelinho" com o nome de alguém, que, geralmente, ninguém, além de ti mesmo, sabe quem. Compra-se um presente para esse alguém e, geralmente, em confraternizações de fim-de-ano, precedido por um discurso sobre esse alguém dá-se o presente, que, geralmente, só tu mesmo sabes a quem.

Essa brincadeira pode ser dividida em três brincadeiras:

1) Conservar o sigilo sobre a identidade desse amigo.

O amigo é oculto/invisível/secreto, faz parte, sim, da brincadeira conservá-lo como segredo, para que no dia determinado seja revelado.

2) O discurso.

Também faz parte da brincadeira, antes de se entregar o presente, fazer um pequeno discurso falando-se tudo que sente em relação à pessoa, ou lembrando um ato heróico, ou talvez cômico em relação ao amigo. Muitas vezes o ideal é falar o que realmente sente. Muitos tentam fazer piadinhas, mas não têm vocação alguma para o humor.

3) O Presente.

É a parte deturpada/desvirtuada da brincadeira. Na verdade, não deveria ser um presente, mas sim uma lembrancinha. Infelizmente o jogo de ego é muito grande. Estipulá-se preços, para evitar que alguma parte saia "prejudicada". Deveria haver uma "sintonia" entre os "amigos ocultos", o presente, que deveria ser uma lembrancinha, deveria ser como uma parte daquele que dá a lembrancinha associado ao gosto ou ao sentimento daquele que recebe. Desvalorizar o valor financeiro e valorizar o valor simbólico.

Natal...
Diz-se que comemora a encarnação de Deus.
Deus...
Pai, Criador, Bondoso, Misericordioso, Humilde, Pacífico, Servo, etc.

Vamo' larga' de mesquinharia, galera!
Viver mais a servidão, que o reinado!
Valorizar mais o sentimento, que o lógico!
Vida não é lógica...

Nenhum comentário:

Postar um comentário