sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Ensino Superior

(Sala de aula CB Unicamp)

“Estudar é diferente de estar presente em sala de aula”

Qual é a função de uma universidade? É gerar profissionais? É gerar e propagar o conhecimento? Aceitando essas duas perguntas subsequentes a primeira, como respostas verdadeiras, a outra pergunta é: para que gerar profissionais ou conhecimento? Uma resposta nobre: para o progresso da nação e da(s) sociedade(s), consequentemente, o progresso do mundo.

Educação de qualidade no Brasil ainda é luxo, mas muita coisa melhorou de algumas década até hoje. O país possui vários programas que facilitam e financiam o acesso de vários estudantes ao nível superior de educação.

Dentre os vários objetivos desses estudantes, de várias idades:

- A posse de um diploma para poder ganhar um salário melhor.(Crescimento financeiro)

- Crescimento cultural/intelectual

- Crescimento pessoal

- Status

Para quê tanto crescimento? Ego? Dinheiro? Família? Sociedade? Há vários objetivos. O ser humano tem a necessidade de produzir. Precisa de um ideal. Precisa de uma “obra”.

Não digo por aquele que somente quer um salário melhor. Digo por aquele que quer estudar. Que quer crescer. Que quer se desenvolver. Que quer gerar e propagar conhecimento. Que quer contribuir com a humanidade.

Quem faz a faculdade é o estudante. Uma pessoa empenhada em estudar, e que tenha algumas determinadas condições (acesso a internet, por exemplo), e força de vontade é totalmente responsável pelo sucesso ou fracasso em sua vida profissional ou acadêmica.

Quando vence barreiras, torna-se protagonista de uma bela história e exemplo para vários outros, com ou sem condições de uma educação descente.

“O trabalho dignifica o ser humano”.

Porém, expor um estudante a uma carga horária de trabalho de 44 horas semanais não seria uma barreira à geração de conhecimento?

Uma pessoa que trabalha 44 horas semanais, estuda e consegue gerar conhecimento, cresce e conquistar títulos (mestre, doutor, phD), sem dúvida é um protagonista e um exemplo.

“O suor da batalha glorifica a vitória.”

O trabalho consome tempo e energia. Mesmo que o espírito esteja disposto, a carne está cansada. Será que já não perdemos e não continuaremos a perder muito conhecimento, muito crescimento e desenvolvimento pela falta de condição e a necessidade que os estudantes têm de trabalhar muito para se manter?

Nenhum comentário:

Postar um comentário