domingo, 11 de setembro de 2011

Fundamentalismo


Há dez anos atrás (11 de setembro de 2011), pela primeira vez na história, desde sua independência, os Estados Unidos da América foram atacados em seu território continental.

A rede terrorista Al Qaeda, até então liderada pelo saudita, Osama bin Laden, assumiu o ataque.

Fala-se muito em "fundamentalismo islâmico", mas esquece-se de abordar os fundamentalismos "capitalista" e "socialista", que também têm grande importância no 11 de setembro.

Fundamentalismo Islâmico

Os fanáticos muçulmanos acusam o "Ocidente", liderados pelos Estados Unidos, de adentrarem seus territórios e perverterem sua cultura muçulmana, impondo-lhes valores que discordam da sã doutrina revelada pelo Profeta. Esse é o ataque ocidental: contra a cultura. O Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos, defende que o crente tem o direito de contra-atacar, caso seja atacado.
Na lógica fanática muçulmana o ataque é caracterizado como contra a cultura e a perversão dos santos valores. Por esse motivo eles se sentem no direito e no dever de contra-atacar, mesmo sendo em combates armados.

Fundamentalismo Capitalista

Liderado pelos Estados Unidos, caracteriza-se pela imposição de valores e altos padrões de consumo, em que tudo pode ser comercializado ou consumido: desde um produto artesanal ou industrial, até a imagem ou a exposição do próprio corpo. Sendo esse segundo tipo uma abominação para países de tradição muçulmana, que prezam a castidade. Toda essa ideologia liberal e de livre-comércio é eufemizada pela expressões: "democracia" e "liberdade", quando na verdade a única preocupação é a criação de mercados consumidores e desenvolvimento econômico, que se não for acompanhado de desenvolvimento social gera grande desequilíbrio, exploração e miséria.

Fundamentalismo Socialista

Liderado pela extinta União Soviética, era oposto ao Capitalismo, mas também utilizou-se de imposição, ideológica e bélica, para se propagar. Assim como o Capitalismo se impôs às culturas muçulmanas atentando contra suas relações sócio-culturais, inclusive a maior identidade deles, a própria religião.

Conclusão

11 de setembro de 2001 pode ser considerado a consequência da disputa ideológica entre o Capitalismo e o Socialismo, que tentaram impor sobre todo o mundo seus valores, descaracterizando e tentando destruir os valores já existentes para adequá-los aos seus.
Isso possibilitou o surgimento de movimentos revoltosos e nacionalistas, como os fundamentalista islâmicos, por exemplo.

2 comentários:

  1. Assista http://video.google.com/videoplay?docid=-1437724226641382024 e procure mais também se interessar http://zeitgeistmovie.com/
    Conhecimento livre.

    ResponderExcluir
  2. Recomendo um documentário do Adam Curtis chamado ' poder dos pesadelos'

    ResponderExcluir