Segundo o Catecismo da Igreja Católica: "a fé de todos os cristãos consiste na Trindade" (São Cesário de Arles)
Os cristãos são batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
"O Espírito Santo tem sua essência e seu ser subsistente ao mesmo tempo do Pai e do Filho e procede eternamente de Ambos como de um só Princípio e por uma única expiração... E uma vez que tudo o que é do Pai o Pai mesmo o deu ao seu Filho Único ao gerá-lo, excetuando seu ser de Pai, esta própria processão do Espírito Santo a partir do Filho, ele a tem eternamente de Seu Pai que o gerou eternamente". (Concílio de
Toledo, ano 638)
Segundo o Concílio Ecumênico de Florença, em 1438:
"O Espírito Santo que é a Terceira Pessoa da Trindade, é deus, uno e igual ao Pai e ao Filho, da mesma sustância e também da mesma natureza... Contudo não se diz que Ele é somente o Espírito do Pai, mas ao mesmo tempo o Espírito do Pai e do Filho".
O Espírito Santo procede do Pai e do Filho
Segundo a Igreja Bizantina: "O Espírito Santo procede do Pai pelo Filho".
A Trindade é Una:
"O Pai é aquilo que é Filho, o Filho é aquilo que é o Pai, o Espírito Santo é aquilo que são o Pai e o Filho, isto é, um só Deus por natureza". (Concílio de Toledo, em 675)
As pessoas divinas são realment
e
distintas entre si:
"Aquele que é o Pai não é o Filho, e aquele que é o Filho não é o Pai, nem o Espírito Santo é aquele que é o Pai ou o Filho". (Concílio de Toledo, ano 675)
A Unidade é Trina:
"É o Pai que gera, o Filho é gerado, o Espírito Santo que procede". (Concílio de Latrão, ano 1215)
"Nos nomes relativos das pessoas, o Pai é referido ao Filho, o Filho ao Pai, o Espírito Santo aos dois; quando se fala destas três pessoas considerando as relações, crê-se todavia em uma só natureza ou substância". (Concílio de Toledo, 67
5)
"Tudo é uno (neles) lá onde não se encontra oposição de relação". (Concílio de Florença, 1442)
"O Pai está todo inteiro no Filho, todo inteiro no Espírito Santo; o Filho está todo inteiro no Pai, todo inteiro no Espírito Santo; o Espírito Santo, todo inteiro no Pai, todo inteiro no Filho". (Concílio de Florença, 1442)
"O Pai, o Filho e o Espírito Santo não são três princípios das criaturas, mas um só princípio". (Concílio de Florença, 1442)
Há "um Deus e Pai do qual são todas as coisas, um Senhor Jesus Cristo mediante o qual são todas as coisas, um Espírito Santo em quem são todas as coisas". (Concílio de Constantinopla)
"A fé católica é esta: que veneremos o único Deus na Trindade, e a Trindade na unidade, não confundindo as pessoas, nem separando a substância: pois uma é a pessoa do Pai, outra, a do Filho, outra, a do Espírito Santo; mas uma só é a divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo, igual a glória, co-eterna a majestade". (Símbolo "Quicumque")
Nenhum comentário:
Postar um comentário