quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Virtude


Complicado falar sobre virtude, ou sobre o que é virtude.

Várias serão as definições e apesar de ser universal a definição poderá variar de cultura para cultura e de sociedade para sociedade, além de tempo para tempo.

"Ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, tudo o que há de louvável, honroso, virtuoso ou de qualquer modo mereça louvor" (Fl 4, 8)

A Igreja católica de Roma divide as virtudes em humanas e teologais

As virtudes humanas são adquiridas humanamente e se dispõe com todas as forças do ser humano para entrar em comunhão com o amor divino (Ágape)

Destacam-se quatro virtudes que são chamadas "cardeais", porque todas as outras virtudes se agrupam em torno delas, são elas: prudência, justiça, fortaleza e temperança.

- Prudência: é a virtude que dispõe a razão prática a discernir, em qualquer circunstância, o verdadeiro bem e escolher os meios adequados para realizá-lo. É diferente de timidez, medo, duplicidade ou dissimulação.

- Justiça: é a virtude que consiste na vontade constante e firme de dar a Deus e ao próximo o que lhes é devido. Ela dispões os homens a respeitarem os direitos de cada um e a estabelecer em suas relações a harmonia que promove a equidade em prol das pessoas e do bem comum.

- Fortaleza: é a virtude que dá segurança nas dificuldades, firmeza e constância na procura do bem. Ela firma a resolução de resistir às tentações e superar os obstáculos na vida moral, além de tornar os homens capazes de vencer o medo, s
uportar provações e perseguições.

- Temperança: virtude que modera a atração polos prazeres e procura o equilíbrio no uso dos bens criados. Também chamada: moderação, sobriedade.

"Viver bem não é outra coisa senão amar a Deus de todo o coração, de toda a alma e em toda forma de agir.

Dedicar-lhe um amor integral (temperança) que nenhum infortúnio poderá abalar (fortaleza), que obedece exclusivamente a Ele (justiça), que vela para discernir todas as coisas com receio de deixar-se surpreender pelo ardil e pela mentira (prudência)."

Virtudes Teologais: referem-se diretamente a Deus.

- : virtude pela qual crê-se em Deus e em tudo o que Ele disse e revelou.

- Esperança: virtude pela qual se deseja como a felicidade o Reino Celeste e a Vida Eterna, confiando-se nas promessas de Cristo e apo
iando-se não em forças humanas, mas no socorro da graça do Espírito Santo. Corresponde à aspiração da felicidade.

- Caridade: é a virtude pela qual ama-se a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo, por amor de Deus. Isso inclui também os inimigos e advenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário