domingo, 28 de agosto de 2011

Amor


"'Mestre, qual o maior mandamento da Lei?' Jesus respondeu:

'amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, com toda a alma, com toda a mente. Este é o maior e o primeiro mandamento. Mas o segundo é muito semelhante a este: amarás o próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.'" (Mt 22, 36 - 40)



Jesus Cristo. Para alguns, o Filho de Deus. Para outros: o próprio Deus que se fez carne. Um Profeta. O Profeta. Um espírito puro.

Vamos considerá-lo, aqui nessa postagem, como um embaixador do Reino do Céu. Reino esse que ele veio divulgar.

Deus quando revelou sua Lei (Torá) a Moisés, inicialmente Ele revelou o que hoje é conhecido como O Decálogo, As Dez Palavras ou Os Dez Mandamentos.

A história e as interpretações das Sagradas Escrituras pelo povo hebreu/judeu evoluíram o Decálogo para 613 mandamentos e preceitos.

Jesus Cristo, com a autoridade que lhe foi entregue por Deus, reduziu para somente dois, os mandamentos.

Os três primeiros mandamentos do Decálogo são referentes a Deus, os outros sete, são referentes às interações e relações entre os seres humanos.

A Lei e os Profetas, ou seja, toda a Palavra de Deus, dependem desses mandamentos, que se resumem como o grande mandamento: O Amor.

Eles são as colunas que sustentam o universo.

Deus é Pai, é Bondoso, é Amor.

O Amor de Deus, o Pai de todos, é dito como Ágape, um amor incondicional, o Amor Divino, que é como um sol, que gera e possui a própria e irradiante luminosidade. O Amor em seu estado puro.

Filo é traduzida como amor, no sentido de amizade. O amor do ser humano é um amor imperfeito. Assim como a Lua reflete os raios solares, o amor humano é um reflexo do Amor Divino.

Para se alcançar o Ágape é necessário viver a Filo.

2 comentários: