domingo, 14 de agosto de 2011

O Domingo

"O dia do Senhor (dies Dominucus), o dia da ressurreição, o dia dos cristãos, é o nosso dia. É por isso que ele se chama dia do Senhor: pois foi nesse dia que o Senhor subiu vitorioso para jundo do Pai. Se os pagãos o denominam dia do Sol (Sunday, em inglês. Sonntag, em alemão), também nós o confessamos de bom grado: pois hoje levantou-se a luz do mundo, hoje apareceu o sol da justiça cujos raios trazem a salvação." (S. Jerônimo)

"Quando meditamos, ó Cristo, as maravilhas que foram operadas neste dia de domingo de vossa santa ressurreição, dizemos: Bendito é o dia de domingo, pois foi nele que se deu o começo da criação (...) a salvação do mundo (...) a renovação do gênero humano. (...) É nele que o céu e a terra rejubilaram e que o universo inteiro foi repleto de luz. Bendito é o dia do domingo, pois nele foram abertas as portas do paraíso para que Adão e todos os banidos entrem nele sem medo." (Fanqîth, Ofício siro-antioqueno)


Sunna, deusa nórdica do sol

Rá, deus egípcio do sol

Hélio, deus grego do sol

Febo, deus romano do sol

Apu Inti, deus inca do sol

Apolo, deus grego do sol

"Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida de sol, com a lua debaixos dos pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas." (Ap 12, 1)

Jesus Cristo





Nenhum comentário:

Postar um comentário