quinta-feira, 10 de março de 2011

Stanley Kubrick

Em 7 de Março de 1999 falecia um dos maiores cineastas da história, Stanley Kubrick. Aos 70 anos de idade e aparentando boa saúde, Kubrick sofre um ataque cardíaco enquanto estava na Inglaterra, nesse período ainda estava trabalhando conclusão de seu último filme, De Olhos Bem Fechados.

Kubrick sempre esteve à frente se deu tempo. Seus filmes no geral eram recebidos com apatia pela crítica da época, entretanto, todos se tornariam clássicos consagrados pelos mesmos.

Como um grande apreciador de literatura, música e fotografia, Kubrick transmitiu estes elementos para suas obras. Todos os seus filmes foram adaptados de romances literários, tiveram um grande apelo sonoro e fotografia extremamente trabalhada.


Cineasta notável, praticamente produziu somente clássicos. A história não permite que eu minta, seu legado compreende nada menos que:

1953 - FEAR AND DESIRE

1955 - A MORTE PASSOU POR PERTO

1956 - O GRANDE GOLPE

1957 - GLÓRIA FEITA DE SANGUE

1960 - SPARTACUS

1962 - LOLITA

1964 - DR. FANTÁSTICO

1968 - 2001: UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO

1971 - LARANJA MECÂNICA

1975 - BARRY LYNDON

1980 - O ILUMINADO

1987 - NASCIDO PARA MATAR

1999 - DE OLHOS BEM FECHADOS

Devido seu perfeccionismo Kubrick dirigiu apenas 13 filmes em toda sua carreira. O necessário para mudar o curso da história do cinema. Seus filmes mostravam a realidade como ela é, e uma técnica que impressionava a todos. Kubrick nunca recebeu um Oscar como melhor diretor (o que mostra o descrédito desta premiação) assim como outros dois gênios do cinema: Alfred Hitchcock e Charlie Chaplin.

Fica ai uma pequena e simplória no MacumbaViking á um pessoa que realmente tratava a arte como ela deve ser tratada.

"Larânja Mecânica não é um filme violento, Tom & Jerry é violento. Tom & Jerry mostra a violência como algo engraçado, o que não é, já Larânja Mecânica mostra a violência como ela relamente é, cruel." - Stanley Kubrick

Nenhum comentário:

Postar um comentário