sábado, 12 de março de 2011

Diferente, mas igual








            Muito já foi falado sobre a nossa suposta “evolução espiritual”, o dia em que tudo irá mudar, no qual nós, finalmente, iremos entrar em paz consigo mesmos, essa verdadeira mudança por qual muitos anseiam desde o início dos tempos.
            Pois, falando a verdade (ao menos a minha verdade), as coisas só mudaram na superfície, aliás, dane-se essa “coisificação”, quando digo “coisas” me refiro à sociedade e a todas as instituições que a compõe, me refiro também ao campo individual, a nós mesmos, que só mudamos e dançamos conforme a música, de maneira superficial e não verdadeira.
            Tudo continua, em essência, a mesma coisa (a maldita “coisificação” de novo!), pessoas se aproveitando uma das outras, violência se alastrando como uma praga, a idiotice generalizada, ricos ficando cada vez mais ricos e pobres ficando cada vez mais pobres (wow, que original!), o sistema virou algo enorme e sem controle, onde cada um que o compõe pensa, antes de tudo, em seu crescimento individual do que o bem estar de nossa querida sociedade, um exemplo clichê, mas ainda sim um exemplo, são os nossos políticos, que pensam mais no próprio bolso do que o bem estar de nossa nação, mas não vamos culpá-los, afinal, a maioria das pessoas também fazem isso, chega a ser natural.
            É cíclico, estamos cometendo os mesmos erros que foram cometidos há centenas de anos, talvez, como já foi dito, seja de nossa natureza, pois, convenhamos, é confortável e seguro seguir o passo de nossos ancestrais e repetir a mesma bobagem de novo e de novo.
       A tecnologia pode mudar, novas modas e religiões podem vir, nossos líderes podem dar seus lugares a outros, enfim, podem ocorrer várias mudanças no sistema, mas tudo isso é só a superfície, a transformação não passa de uma ilusão barata, ainda engolimos sapos do governo, ainda fingimos que o sistema, que é contraditório pois tenta manter a ordem mas tem uma natureza caótica, faz sentido, enfim, chegou-se ao ponto em que mencionar a palavra “hipocrisia” é hipocrisia.  
            E não há como ter alteração real (se é que tal existe) enquanto este sistema autodestrutivo e cíclico perdurar. A humanidade já mostrou inúmeras vezes que é apta a cometer o mesmo maldito erro várias e várias vezes, basta olhar a história, desde o início dos tempos, e é esta mesma humanidade que criou esse sistema, ou seja, a sociedade já nasceu como uma anomalia e mesmo assim ainda tenta passar uma imagem de algo organizado, controlado, bem, mas não é assim, somos regidos pelo Caos e tão somente pelo Caos, fugir disso é impossível.
            Enfim, se existe alguém ainda lendo este texto pretensioso, generalizado, misantrópico, niilista e cheio de erros gramaticais, o que quis dizer é que até o “novo aeon”, “2012”, apocalipse, renascer da humanidade, a tão afamada utopia, ou qualquer bobagem idealizada do tipo, viveremos num ciclo interminável, onde tudo só muda na aparência e o grosso do caldo, o grande problema, continua intrínseco à sociedade. Claro que existe esperança, mas esperança é o que é, algo supervalorizado, o eterno esperar de algo que pode muito bem não acontecer.
            Se existe solução? Provavelmente não, os que tentam alterar e subverter este quadro geralmente são punidos e excluídos da sociedade, e a maioria não está disposta a isso, incluído eu, pois é uma batalha perdida, só me resta observar tudo ao meu redor mudar mas no fundo continuar a mesma porcaria pútrida de sempre, diferente, mas igual.

3 comentários:

  1. Que leitura da sociedade...
    Não é minha filosofia,
    Mas gostei demais!!!

    O otimismo por vezes me cega!!!

    ResponderExcluir
  2. moeu...

    eu espero acreditar que a humanidade terá sua salvação.
    mas a coisa ficou feia depois que os principais valores (individuais, ou de uma sociedade) passaram a ser tão baratos, e facilmente trocado por papel...
    todos nós (humanos) somos vítimas do nossos desejos, e deixamos que estes controlem nossa razão...
    somos animais humanos que pensamos com o bolso, ou com nossos órgãos reprodutores...

    ResponderExcluir
  3. "O homem deve ser superado!"
    Nietzsche - Assim Falou Zaratustra

    ResponderExcluir