domingo, 5 de fevereiro de 2012

Todo Cambia [3]



Mundo - Civilização

Segundo a tradição bíblica, de um único homem, Adão, é proveniente toda a humanidade.

Segundo a ciência o encontro de proteínas, lipídios, carbono, associados a determinadas condições climáticas e efeitos físicos e químicos em uma determinada sucessão de eventos gerou seres microscóp icos que foram se associando e evoluindo até gerar seres mais complexos que foram evoluindo e se adaptando a diversas condições climáticas e efeitos físicos e químicos. Assim surgiu o ser humano.



Um ser rude e animalesco exposto às mesmas condições dos outros seres vivos, com uma, duas ou três diferenças: postura ereta, polegares, e a capacidade de pensar muito melhor desenvolvida, em comparação com diversas espécies.

A Bíblia, logo nos primeiros capítulos do livro Gêneses, fala em criação de ovelhas e em agricultura.

A ciência e a História dizem que os seres primitivos eram nômades e predadores. Passaram para uma condição semi-nômade e depois a uma condição sedentária, quando passaram a domesticar e criar animais e a cultivar as lavouras.


O ser humano sai de uma condição de caçador/predador e se torna um "produtor".

O ser humano, para se manter vivo e manter a espécie, se socializa.Constituem-se famílias. Constituem-se clãs. Constituem-se tribos. Constituem-se vilarejos, cidades, reinos, impérios, países...

Reconhecem-se continentes, bolsas de valores, blocos econômicos, sociedades civis, sociedades filantrópicas, sociedades com fins lucrativos, cooperativas, associações: esportivas, educacionais, culturais.

Tradições se perdem, novas surgem. Novas tecnologias! Novas maneiras de se relacionar (cartas, telefonemas, rádio, televisão, e-mail, rede social)

Tratando-se de economia e sociedade: houve sistemas escravocratas, concubinatos, monarquias, feudalismos, imperialismos, capitalismo, socialismo, democracia. Hoje prevalece, em maioria, sistemas capitalistas democráticos (ou pseudo-democráticos).

Antigamente fazia-se política por pressão bélica. Hoje, apesar de a força econômica e militar serem ainda muito significativas, caminhamos para negociações mais diplomáticas e amistosas.


Socialmente, culturalmente, politicamente o mundo foi se modificando. Não "do dia para noite", mas de forma heterogênea, conforme as necessidades ambientais e sociais e conforme o relacionamento existente dentro dos povos ou com os povos vizinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário