terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Idolatria

O que nos é ensinado sobre Deus? Muito nos é ensinado. Dentre os ensinamentos:Deus é o Criador.É o Onisciênte, o Onipresente, o Onipotente. Pedro, apóstolo do Cristo, em sua carta diz que devemos ser santos porque Deus é Santo (1Pd 1,16). Segundo o Cristianismo e o Espiristismo, cada qual a seu modo,dizem que a finalidade da vida é encontrar o Criador. Ambos dizem que para esse encontro é necessário o aprimoramento e o aperfeiçoamento das virtudes. Dentre as virtudes, a humildade, mais especificamente, contrária a vaidade.

No Antigo Testamento, o povo judeu, em nome de Deus, dizimou povos idólatras - aqueles que cultuam outros deuses, em forma de imagens, ícones). Esse mesmo povo também foi castigado pelo mesmo Deus por práticas idólatras. O Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos, orienta seus fiéis a não se unirem e, se for ocaso, assassinarem os idólatras. Parte do Cristianismo vê a idolatria segundo o culto de imagens, outra parte entende a idolatria como: ambição e vaidade.

Para se aproximar de Deus, devemos abandonar a vaidade, também. Pode-se entender a vaidade como suposto merecimento, ou pelo menos, reconhecimento por alguma coisa? Talvez, a criação do universo e de toda a vida existente? Deus seria vaidoso ao exigir que se prestasse culto somente a Ele e a ninguém mais? Porque, segundo as tradições, judes e muçulmanos chacinaram povos que cultuavam outros deuses. O mesmo vale para os cristãos. E tudo por ordem ou recomendação de Deus. Está escrito nos livros sagrados.

Um espírita m'explicou que essa "recomendação" à chacina se devia ao tempo e ao grau de evolução dos espíritos que viviam neste mundo. quando de fato, Deus sempre foi Bondoso e Justo e, segundo o Alcorão, todas as almas pare ele retornarão.

Longe de mim querer dizer qual o Pensamento de Deus, mas, racionalmente,um motivo para se evitar a idolatria, como culto a deuses que não existem seria: várias arbitrariedades já são cometidas e foram criadas várias tradições humanas tudo em nome de Deus. Mas para aquele que é explorado e oprimido, segundo as tradições, Deus o recompensará.

A adoração de deuse que não existem somente poderá criar arbitrariedades, ritos e exploração de tradição puramente humana, não divina, como é narrado no Antigo Testamento. Além de ocultar ou ofuscar a verdade: Deus é o Criador do universo.

(Esse texto é baseado nas tradições monoteístas abraãmicas e espírita, além da subjetividade do autor.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário