segunda-feira, 2 de maio de 2011

Osama Bin Laden


A cada dia que passa a História vai sendo escrita.

Osama Bin Laden, fundador da rede, considerada terrorista, Al Qaeda, que assumiu a responsabilidade pelo maior atentado já realizado em solo americano/estado-unidense, que ficou históricamente conhecido como September 11th (11 de Setembro de 2001), está morto.

Após 9 anos o exército americano/estado-unidense conseguiu pegá-lo, em uma mansão em Islamabad, no Paquistão.

Particularmente, sou a favor da causa muçulmana, em se tratando ao respeito e ao direito à liberdade religiosa e cultural, que todos os povos têm direito. E o que é diferente de ser a favor de guerras e atentados.

Trago também que a cultura jamais foi ou será um processo estático, mas sim sempre dinâmico.
E discordo que a democracia seja o ápice ou o fim a que todos os povos tenham a alcançar.

A justificativa da Al Qaeda e de outros grupos internacionalmente considerados terroristas, de fundamentalistas muçulmanos para os atentados e ataques é que os Estados Unidos da América e outros países europeus estão corrompendo sua cultura (árabe). Ou seja, a corrupção dos valores muçulmanos é o ataque, o contra-ataque são os atentados.

Diz-se popularmente que não se discute política, nem religião. Então quando se mistura os dois (= Teocracia) resulta em ditadura?

Cultura é dinâmica, cedo ou tarde os valores e crenças muçulmanas também irão se transformar. Isso é inevitável. Exemplo? Várias revoltas nos países que se mantém em ditadura teocrática. O que virá depois que as ditaduras caírem? Democracia? Outra Ditadura? Parlamentarismo? Só Allah sabe. A maneira deles, eles se organizarão, mesmo que seja banhado a muita guerra e sangue ideológico e tribal.

Que Allah e o Profeta tenham piedade. E como está no Al-Corão:

"A piedade não consiste em voltar a face para o Levante ou para o Poente. Piedoso é aquele que crê em Allah e no Último Dia e nos anjos e no Livro e nos Profetas, que dá dos seus bens, embora apegado a eles, aos parentes, aos órfãos, aos necessitados, aos viajantes, aos mendigos, que resgata os cativos, recita as preces e paga o tributo dos pobres, que cumpre suas obrigações e é resistente na adversidade, no infortúnio e no perigo. Esses é que são os crentes e os piedosos." 2,177

A História vai sendo escrita...

Um comentário:

  1. Vale lembrar que Osama Bin Laden é obra dos próprios estadunidenses. A CIA treinou diversas células terroristas no Afeganistão durante a Guerra-Fria para retaliar a invasão soviética, e Osama Bin estava no meio deles. Ouço rumores de que ele é/foi agente da CIA. Sinceramente, há algo de estranho nessa história toda, e eu prefiro não especular. Torres no chão; um monstro a ser combatido; mirado e abatido; e novamente o triunfo do "bem". Tão cinematográfico... tão Far West de Hollywood. Saturno devora seu filho... quem foi devorado por quem?

    ResponderExcluir