quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O Alienista

Conto de Machado de Assis.

Algumas passagens interessantes:

"Deus engendrou o ovo, o ovo engendrou a espada, a espada engendrou Davi, Davi engendrou a púrpura, a púrpura engendrou o duque, o duque engendrou o marquês, o marquês engendrou o conde, que sou eu".

"E partiu a comitiva. Crispim Soares, ao tornar a casa, trazia os olhos entre as duas orelhas da besta ruana em que vinha montado; Simão Bacamarte alongava os seus pelo horizonte adiante, deixando ao cavalo a responsabilidade do regresso. Imagem vivaz do gênio e do vulgo! Um fita o presente, com todas as suas lágrimas e saudades, outro devassa o futuro com todas as suas auroras".

"A loucura, objeto dos meus estudos, era até agora uma ilha perdida no oceano da razão; começo a suspeitar que é um continente".

"Eis em que consistia este segundo uso (o de matraca). Contratava-se um homem, por um ou mais dias, para andar as ruas do povoado, com uma matraca na mão.

De quando em quando tocava a matraca, reunia-se gente, e ele anunciava o que lhe incumbiam, -- um remédio para sezões, umas terras lavradias, um soneto, um donativo eclesiástico, a melhor tesoura da vila, o mais belo discurso do ano, etc".

(Fecha/Cala a matraca!?)

"Suponho o espírito humano uma vasta concha, o meu fim, Sr. Soares, é ver se posso extrair a pérola, que é a razão; por outros termos, demarquemos definitivamente os limites da razão e da loucura. A razão é o perfeito equilíbrio de todas as faculdades; fora daí insânia, insânia e só insânia".

"Devia-se admitir como normal e exemplar o desequilíbrio das faculdades (mentais) e como hipóteses patológicas todos os casos em que aquele equilíbrio fosse ininterrupto".

De maneira alguma o conto se resume a isso.

Escolhemos momentos para ouvir certas músicas
E as interpretamos conforme nosso momento.

Com leituras se passa algo semelhante.
Conforme o momento que vivemos
Damos maior importância a determinadas passagens
E as interpretamos conforme nosso momento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário