sábado, 26 de fevereiro de 2011

Resenha: Fuik interpreta Bob Dylan - Blow in The Wind



Fiuk um dos representantes do "Teen Pop", um Pop colorido e sentimental que deixa a desejar (para não dizer ou coisa) em componentes técnicos e quem dirá nos componentes artísticos, representa a cultura vigente e sem valores, ou, de valores transvalorados para quem prefere o termo.

Bob Dylan um dos principais representantes da contracultura nos anos 60 e um dos músicos mais influentes de sempre, se destacou no início da carreira pelas chamadas "músicas de protesto". Representando a contracultura da época.

Blow in The Wind, umas das mais belas canções já escritas, trat

a-se de uma canção de protesto. Nela Dylan traz uma série de perguntas sobre a guerra, a paz e a liberdade.

Pode ser vista de dois pontos de vista esse cover (blasfêmia). De início é mais fácil criticar, pois o artista e o cantor são de movimentos nitidamente dialéticos e provavelmente esse faz o cover só para se promover (como sempre) e tenta traçar um novo perfil para si mesmo. Todavia, pode ser vista como uma ponte para que essa geração transviada possa realmente saber o que é música, música como arte e cultura.

Não acredito que este cover possa ser visto de forma positiva, seria se os jovens de hoje em dia tivessem uma visão mais ampla do que realmente significa a música, arte. Logo, fica traçado que os covers artísticos podem ser visto tanto como blasfêmia quanto como uma homenagem, é claro que os fãs de Dylan, como é o meu caso, vêem de forma negativa pelo perfil incompatível (muito, mas muito incompatível mesmo) de Fiuk com o perfil de Dylan. São como água e óleo, Dylan mostrou um espírito livre ao compor a música, agora o que Fiuk deseja representar em seu cover?

Um comentário: