quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Trilogia da Vingança

Trilogia dirigida pelo sul-coreano Park Chan-Wook, cada filme é uma história diferente, e cada um engloba uma faceta diferente da vingança, sendo assim é de se esperar altas doses de violência e momentos de deixar qualquer politicamente correto de cabelos em pé.






Sinopse:
Ryu (Ha-kyun Shin) é um jovem com deficiências auditivas cuja irmã precisa urgentemente de um transplante de rim. Park (Kang-ho Song), chefe de Ryu, acaba de despedi-lo de seu emprego e, para pagar o transplante, ele e sua namorada, Cha (Du-na Bae), bolam um plano para seqüestrar a filha do ex-patrão. No entanto, o crime sai do controle, espalhando a tragédia pela vida de todos os envolvidos.


Primeiro filme lançado da trilogia, neste é enfocado o ciclo da vingança, as conseqüências que tal ato traz, não há vilão nem mocinhos, todos os personagens estão indo em rumo a tragédia em suas buscas por vingança, mesmo que a maioria deles tenham boas intenções, sem falar que a violência aqui é crua e real, sem dúvida o mais depressivo dos três. 







Sinopse:
Oh Dae-su é preso depois de uma bebedeira. Ao sair da cadeia ele resolve ligar para casa. É aniversário de três anos de sua filha. Na cena seguinte acorda em um quarto onde há apenas uma televisão. Sem saber por quem e nem por que, Oh Dae-su fica preso durante 15 anos. Ao sair daquele lugar, procura entender o que se passou em sua vida. Mesmo afastado de tudo ele foi acusado de matar sua mulher. Oh Dae-su quer vingança. Custe o que custar. Para isso terá que viver uma história perturbadora, de fortes emoções. Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes, Oldboy tem um final mais que surpreendente.


O mais conhecido e mais comercial dos três filmes, Old Boy foi aclamado por todo o mundo, o que não é pouco, este é o melhor da trilogia, e é recheado de surpresas até o final bombástico. Neste não existe uma moralidade específica, os personagens cometem atos cruéis e censuráveis, porém não são julgados em momento algum, muitos espectadores podem se chocar com o que é apresentado, pois neste filme o tema vingança e suas conseqüências são elevados ao seu ápice, não há como falar mais sem soltar detalhes da trama e acabar com a graça, portanto é necessário assistir a película e entender o motivo de Old Boy ser considerado um dos melhores em seu gênero.

 
 






Sinopse:
 A jovem Lee Geum-Ja, aos 19 anos de idade, é presa pelo seqüestro e morte de um garoto. Na cadeia, descobre que foi traída por seu cúmplice, o Sr. Baek. Prestativa com seus companheiros de cela, Geum-Ja conquista a simpatia deles, com quem planeja cuidadosamente por 13 anos sua vingança. Conclusão da "trilogia da vingança", do aclamado diretor Chan-wook Park, de "Oldboy" e "Sympathy for Mr. Vengeance".

 Contado de forma não linear, Sympathy for Lady Vengeance é o mais poético dos três, a direção aqui é primorosa e a fotografia é simbólica, e ao contrário dos outros protagonistas dos filmes anteriores, a vingadora em questão é calma e metódica, tem o controle da situação, onde usa de todos os meios para chegar ao seu fim, a violência psicológica é que é está em destaque, e há até mesmo espaço para a redenção, ou ao menos a tentativa de redenção, enfim, é o encerramento com chave de ouro da trilogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário